A RT, canal russo de informações, apresentou em seu sítio dados da economia alemã previstos pelo IMK (Instituto de Política Macroeconômica). Segundo o instituto, o PIB alemão deverá apresentar uma queda de 0,5% para 2023. Além disso, as expectativas de crescimento de 1,2% apresentadas por alguns institutos e de até 1,4% pelo Ifo ainda em abril agora apontam para um crescimento do PIB de apenas 0,7% segundo o IMK. Ainda segundo este instituto, a economia alemã não deverá alavancar devido aos preços da energia, às altas taxas de juros e uma economia global moderada que travam este crescimento.
Até recentemente, a Alemanha era conhecida como o motor da Europa com uma economia baseada em indústria e na exportação. Por muito tempo dependente do gás russo, foi muito afetada com a explosão do gasoduto NordStream, no ano passado, e também pelas sanções impulsionadas pelo governo norte-americano contra a Russia, mesmo que a contra-gosto. Com a reação de Putin em não se deixar intimidar, as sanções passaram a proibir as compras de petróleo transportado por via marítima a partir de dezembro de 2022 (quase 90% das importações europeias de petróleo russo), e ainda este ano em 5 de fevereiro a comercialização de produtos derivados do petróleo russo.
Por que as sanções?
Pelos seu poder econômico e através de acordos firmados entre os países imperialistas, estes são capazes de forçar outros países a aderirem ao bloqueio sob pena de também sofrerem sanções econômicas importantes. Criminosa e genocida, essa política é dirigida contra a população de governos que o imperialismo não consegue dominar, como Cuba, Venezuela, Irã e Rússia. Espera-se que com um grande estrago nas condições de vida causados pelos bloqueios comerciais, desesperada, a população se volte contra seu próprio governo, o alvo do imperialismo.
O papel do petróleo para a economia
Um dos elementos fundamentais para a composição de preços é o petróleo. Além de gerar energia, é um dos setores mais relevantes da indústria mundial, ligado então à produção de inúmeras mercadorias, sendo os Estados Unidos de longe os maiores consumidores do mundo.
Sendo assim, os efeitos das sanções não recaíram em nada sobre a Rússia, mas sim sobre os consumidores do petróleo russo, sobre a União Europeia e aqui em especial sobre a economia alemã.
De maneira geral os governos que impulsionaram e financiaram a Guerra na Ucrânia transferiram assim milhões em recurso para a indústria de armamento, para indústrias privadas e garantindo lucros com a elevação de preços das empresas petrolíferas, enquanto para a população aumenta a falta recursos para as necessidades básicas do povo como saúde, educação, moradia. Um prejuízo com a morte de milhões de cidadãos, fora outros milhões jogados que passam a viver nas ruas.