O presidente Nicolás Maduro, da Venezuela, esteve no Brasil para a reunião de cúpula da Unasul. Seria bom Lula já pegar algumas dicas com o mandatário venezuelano; afinal, ele e seu predecessor, Hugo Chávez, estão evitando golpes de Estado da direita há quase 20 anos em seu país.
Pelo andar da carruagem, não demorará muito para o Congresso lançar uma investida dura contra o governo, com o apoio da imprensa e de todos os grandes capitalistas.
Na última quarta-feira (24), vimos o espetáculo que é a extorsão de Arthur Lira contra o presidente Lula para votar a MP dos Ministérios. Sem ela, o governo voltará a ter a mesma estrutura ministerial do governo Bolsonaro. O Congresso está fazendo jogo duro para votar qualquer coisa, até mesmo matérias de organização interna do executivo. É um disparate.
A imprensa capitalista de conjunto está atacando o presidente Lula, usando uma miríade de subterfúgios, repetindo a campanha bolsonarista contra a Venezuela, as velhas e derrotadas falácias sobre economia, alegando que o plano econômico do PT levaria o País a uma hecatombe econômica. Mais um sinal de que vem golpismo por aí.
A esquerda pequeno-burguesa influenciada pela Globo já está organizando plenária para fazer campanha contra o governo, a coisa toda tem ares de 2016.
O partido do vice-presidente, o PSB, sempre uma coisa importante a ser observada quando se fala em golpe, parece um partido de traíras. Vota contra o governo, alia-se a Arthur Lira no Congresso e agora, o presidente do PSB até busca desautorizar o governo na Folha de S. Paulo.
As ministras da ONGs, Sônia Guajajara e Marina Silva, já foram à imprensa para falar mal do governo, dando declarações ambíguas. Lula pode passar por uma situação parecida com a de Maduro e Chávez em pouco tempo.
Algumas coisas para lembrar: quando o governo de Chávez foi derrubado em 2002, a população ocupou o Palácio de Miraflores e exigiu a devolução do mandato de Chávez. Aquilo foi um golpe de sorte, aqui vai ser preciso chamar o povo. Depois, quando a direita organizou uma insurreição armada contra o governo Maduro, o povo armado impediu a direita. Faz bem pegar algumas dicas com Maduro.