Hoje delegados do grupo militante palestino Hamas chegaram a Moscou para conversas, anunciou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia na quinta-feira à noite. “Posso confirmar que representantes do movimento palestino [Hamas] estão visitando Moscou”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, em uma coletiva de imprensa semanal. “Vamos informá-los adicionalmente sobre seus contatos”, acrescentou.
Moscou não havia anunciado anteriormente planos de conversar com o partido palestino, que lançou um ataque contra Israel no início deste mês. A delegação do Hamas ao que tudo indica é liderada por Moussa Abu Marzouk, um membro sênior da organização militante, antigo secretário geral do partido.
A agência de notícias estatal RIA Novosti mais tarde informou que o Hamas havia se encontrado com Bogdanov, vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, e durante a reunião, os delegados “elogiaram a posição de Putin e os esforços da diplomacia russa”.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, estava visitando Minsk na quinta-feira. O Kremlin declarou que mantém laços tanto com o Hamas quanto com “Israel” na tentativa de mediar o conflito entre “Israel” e o Hamas e manter sua influência no Oriente Médio.