Estatuetas de madeira da divindade Yanomami Omama são entregues à indicados ao Oscar 2023. A cerimônia do Oscar 2023 aconteceu no domingo dia 12 de março, sendo marcada pelo início da campanha “The Cost Of Gold”.
O que é o Oscar?
O Oscar é um evento abertamente controlado pela indústria cinematográfica do imperialismo norte-americano. Essa indústria domina quase absolutamente o cinema mundial, importante meio de propaganda.
Em diversos momentos essa indústria foi chamada para fazer campanha pelos interesses do imperialismo norte-americano. Os filmes contra o inimigo russo ou chines são um bom exemplo disso.
Agora essa gigantesca arma de propaganda é direcionada ao Brasil, aos brasileiros e a setores da economia nacional. Fazendo de vilões os garimpeiros que exploram parte do mercado de mineração no brasil.
“The Cost Of Gold”
A campanha contra os garimpeiros visa abrir essa parcela da exploração de minérios ocupada pelos garimpeiros, para que as mineradoras do imperialismo ou sobre suas ordens, façam a exploração “sustentável”. É entregar a iniciativa externa o que em 2021 foi 44% da produção de ouro nacional.
Um ponto que escancara essa campanha é o fato da mesma ignorar as áreas fora do interesse imperialista imediato. Não se toca onde a destruição ambiental foi descomunal, como a Vale do Rio Doce (sob controle imperialista) ou na população indígena é massacrada no restante do território nacional.
Não há proposta de modernização e legalização do garimpo, atividade realizada em muitos por indígenas e seus descendentes. O que o imperialismo tenta impor é apenas a destruição de um setor econômico nacional como fizeram utilizando a Lava Jato para apagar 80% da indústria de construção civil.
Colocam como se apenas os grandes mineradores imperialistas pudessem realizar a exploração com menor impacto ambiental. Uma farsa para entregar literalmente nosso ouro às grandes mineradoras imperialistas.
Pelego indígena
Como falado anteriormente, durante a cerimônia do Oscar 2023 foi realizada uma ação da “The Cost Of Gold”. Essa ação foi promovida pela agência DM9 e pela Urihi Associação Yanomami.
A DM9 atualmente é uma agência sob controle direto do grupo Omnicom, que é uma das maiores agências de publicidade de sociedade gestora de participações sociais do mundo. Em resumo, não apenas uma empresa capitalista, mas também uma das mais importantes instrumentos de propaganda do imperialismo.
Já a Urihi Associação Yanomami, é uma curiosamente fundada em fevereiro de 2016, ano do golpe de Estado. Na sua atuação registrada há denúncias sobre as condições de vida dos Yanomami, mas nenhuma mudança para o desenvolvimento econômico daquele povo, não há política proposta pelo imperialismo para a melhoria de vida desse povo, apenas demagogia.
A entidade é presidida por Júnior Hekurari Yanomami, um indivíduo que igualmente a Sônia Guajajara destoa em muito das suas etnias. E que igualmente a Sônia não reivindica as condições materiais para além da subsistência, o desenvolvimento do seu povo, como tratores para plantio, Xavantes e Bororos na reserva de Sangradouro.
Palco do imperialismo
A apresentação da campanha “The Cost Of Gold” na cerimônia do Oscar assevera a tese da mesma ser uma campanha imperialista contra a economia nacional. O pronunciamento do Hekurari colocando todo o ônus da situação nos garimpeiros, quando muitos fazem parte da sua etnia, demonstra que os interesses da campanha não são os interesses dos Yanomamis.
Colocar sobre os índios financiados pelo imperialismo para fazer demagogia e atacar a atividade garimpeira.
É uma política geral do imperialismo nas últimas décadas, utilizar as chamadas organizações não governamentais ONG’s para defender seus interesses em outras nações, são exemplos as chamadas revoluções coloridas. O que vemos aqui não é diferente, indígenas que têm suas entidades financiadas pelo imperialismo, acabam defendendo sua política, fazendo demagogia e atacando a atividade garimpeira.