O Partido da Causa Operária (PCO) está participando da Conferência Internacional da Paz em Roma, na Itália. Abaixo, segue, na íntegra, sua declaração para o evento:
Nós do Partido da Causa Operária (PCO) do Brasil saudamos todos os companheiros e organizações presentes neste importante encontro.
Nossa visão sobre a conjuntura
Hoje, o imperialismo internacional encontra-se no seu pior momento em toda a sua história, a crise do domínio imperialista sobre a classe operária e sobre as nações é gigantesca. Na América Latina, o imperialismo vê-se cercado pelo repúdio popular à sua política, principalmente à política neoliberal. Movimentos nacionalistas, apoiados nas amplas massas, se vêem chegando ao poder pela via eleitoral, apesar de enfrentarem grandes dificuldades de governar da forma como gostariam. Vemos esta situação na Colômbia com Gustavo Petro, no México, com Lopez Obrador, Na Argentina, Honduras, Venezuela, Nicarágua e principalmente no Brasil, com a vitória de Lula da Silva.
Em 2021, uma insurreição popular levou abaixo a ocupação norte-americana do Afeganistão. A incapacidade do imperialismo de reagir diante disso demonstrou uma imensa fraqueza da sua força militar. Logo depois, o governo russo iniciou a Operação Militar Especial na Ucrânia e está levando a economia dos países imperialistas à bancarrota, bem como seus sistemas políticos. Na África, setores militares apoiados pelo povo tomaram o poder na região do Sahel e acabaram com décadas de colonialismo, principalmente francês.
Por último, mas não menos importante, a resistência do povo palestino abriu ainda mais uma frente de combate contra o imperialismo, no seu principal Estado-fantoche, o Estado de Israel.
A incapacidade dos EUA de atuarem como polícia global é a tônica desta nova época em que vivemos. Se por um lado, isso torna o imperialismo cada vez mais agressivo e ameaça lançar o planeta numa nova guerra de proporções nunca antes vistas, por outro as inúmeras revoltas nacionais criam a oportunidade, não vista desde a revolução de 1917 na Rússia, dos trabalhadores tomarem o destino da humanidade em suas próprias mãos.
O enfraquecimento do imperialismo é sinônimo do enfraquecimento do capitalismo internacional. No Brasil, como em todos outros países semi-coloniais e coloniais, o enfraquecimento dos EUA é o enfraquecimento de toda a burguesia. A crise na periferia tornar-se-á uma crise nos centros do capitalismo. A hora do proletariado está por vir, a esperança de um mundo sem senhores e impérios e de paz, é possível, está batendo à porta.
Saudações comunistas,
Partido da Causa Operária
São Paulo, Brasil, 26 de Outubro de 2023