Às vésperas de completar 20 anos de atividade, analisando e informando seu público sob uma perspectiva marxista e de interesse dos operários e da revolução socialista, o Diário Causa Operária (DCO) passará, a partir do dia 23 de setembro, por mais uma importante reformulação. Diário mais importante da esquerda no Brasil, o DCO terá uma área exclusiva para assinantes, mantendo, contudo, a maioria do seu acervo com acesso gratuito.
As assinaturas, com um módico custo de R$15,00, terão o nobre fim de custear as despesas oriundas do jornalismo revolucionário do DCO, que não tem e nem deseja ter financiamento de nenhum inimigo dos trabalhadores, mas sabe o custo de se manter um órgão independente dos governos e dos capitalistas. É uma importante arma para a vanguarda operária nessa conjuntura, marcada pelo recrudescimento da extrema-direita e ataques do imperialismo à liberdade de expressão, ao direito de reunião, ao direito de greve, aos ataques contra a saúde e educação públicas e sobretudo às diversas investidas contra nossa soberania nacional.
Segundo matéria do Diário Causa Operária sobre esse novo projeto:
“(…)o Diário Causa Operária vem se revelando um projeto audacioso, capaz de noticiar o que até mesmo a imprensa capitalista tem dificuldade em fazer. Destacamos ainda nossos artigos investigativos, como o que demonstrou as relações de Guilherme Boulos e seus sócios imperialistas, exercendo uma influência real na luta política. O DCO sempre foi um Diário independente. E para continuar sendo, para continuar denunciando os grandes capitalistas, mantendo-se independente deles e do governo, contamos com o apoio da classe operária. O DCO é jornal que o trabalhador pode abrir todos os dias para ler aquilo que a Rede Globo não fala. Tornou-se uma arma indispensável na luta contra a direita. Contudo, agora é hora de dar um salto de qualidade. É hora de, mantendo a nossa independência, fazer muito mais barulho que fizemos no último período”.
As primeiras edições dessa área exclusiva trarão matérias sobre os 200 anos do nascimento de Gonçalves Dias, maior poeta brasileiro; a expansão dos BRICS; o imposto sindical; os 80 anos do fim da Terceira Internacional; a situação dos índios do Mato Grosso do Sul e as Chacinas comandadas pela Polícia Militar, além de entrevistas especiais.
Para desenvolvermos tão engajado projeto, mais um depois das excelentes publicações recentes como o Dossiê Causa Operária, a revista Textos e as diversas publicações dos coletivos de negros, de mulher, sindical e arte do partido, será preciso a contribuição inicial dos militantes, simpatizantes e aqueles que querem apoiar uma imprensa independente, marxista, que, dentre diversos outros direitos fundamentais, está abraçando uma luta diária em favor da liberdade de opinião e por uma imprensa independente dos grandes monopólios da burguesia.
Faça sua assinatura e colabore com o DCO e a luta da classe trabalhadora no Brasil: pix@dco.org.br.