O Diário Causa Operária chegou hoje (31) a uma importante marca. O jornal atingiu o número de 7 mil edições, uma grande conquista que representa um trabalho contínuo que vem sendo realizado desde 2003.
O Diário teve origem durante a cobertura da revolução boliviana, que levaria a vitória eleitoral de Evo Morales. Com o passar dos anos, acompanhando o crescimento do PCO, o Diário Causa Operária foi ampliando sua cobertura e estrutura, tornando-se o único jornal diário da esquerda nacional, e um dos poucos existentes a nível internacional.
Dentro da esquerda nacional, seus competidores são os órgãos da chamada imprensa independente, como o Brasil 247 e Vermelho, entre outras iniciativas que, com mais ou menos frequência, mantém uma atualização periódica a respeito das principais notícias do momento. No entanto, esses órgãos mais se aproximam de blogues de notícias, e não propriamente um jornal diário, que apresenta uma edição acabada, um verdadeiro conjunto que permite dar aos leitores uma perspectiva dos acontecimentos.
O Diário Causa Operária tem categorias bem definidas: editoriais, manchetes, polêmicas e destaques diários de diferentes editorias. O jornal online do PCO é o único, portanto, que verdadeiramente se aproxima dos órgãos da grande imprensa, Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, entre outros, que possuem um fluxo diário e conciso de matérias, formando uma edição definida.
No mesmo sentido, o Diário Causa Operária é o único que possuí também versão PDF disponível para os leitores, tal como os principais jornais da burguesia nacional. Este feito coloca o DCO a um passo de se tornar um jornal impresso e diário. No momento, apenas questões que envolvem a distribuição não tornam o jornal físico. Será apenas questão de tempo para ocorrer este salto.
Mesmo entre os jornais burgueses, são poucos aqueles que possuem uma versão em PDF diária, que abranja todas as matérias da edição em formato de jornal para os leitores. Além disso, apenas um jornal diário é capaz de garantir que os militantes e a classe trabalhadora de conjunto possam estar bem informados e atualizados da política no seu dia a dia, com uma perspectiva revolucionária que rebata a ótica da imprensa burguesa.
Toda esta realização só foi possível graças a um trabalho militante e, sobretudo, graças ao fato de o Partido possuir um programa político, claro e conciso para direcionar as análises dos fatos e poder, diariamente, produzir matérias dos mais variados tipos, colocando a política revolucionária e polemizando com as diversas posições apresentadas pela esquerda pequeno-burguesa e com a burguesia. Sem um programa, não seria possível ter uma análise concisa para discutir os acontecimentos do dia-a-dia com tamanha rapidez.
Nesse sentido, em sua história, o Diário Causa Operária foi fundamental em diversos momentos para a organização da militância revolucionária em sua luta. Além do acompanhamento in loco sobre os desdobramentos da revolução na Bolívia, os jornalistas do Diário também cobriram os enfrentamentos do imperialismo contra a Venezuela, estando no país para desmentir a campanha da imprensa burguesa em 2017.
O DCO também enviou dois militantes, Rafael Dantas e Eduardo Vasco, para a frente da guerra no Donbass, entre Rússia e Ucrânia, visitando lugares importantes como Lugansk, e mostrando a verdade sobre a luta contra o imperialismo durante 3 meses seguidos.
O DCO também ficou conhecido por revelar as ligações entre Guilherme Boulos e Walfrido Warde, o caso IREE, Global Americanas e o NED, suas ligações com as ONGs e a esquerda pequeno-burguesa, denunciando a infiltração do imperialismo na esquerda.
Acompanhando esta tendência, o DCO também foi o primeiro a denunciar o fato das urnas estarem sendo controladas por uma empresa ligadas ao Podemos, revelar as relações de candidatos do PSOL com o imperialismo, como também, ser a vanguarda da luta contra o golpe, pela Liberdade de Lula, pelo Fora Bolsonaro e por Lula Presidente.
Por isso, no dia de hoje, o Diário Causa Operária está com uma série de matérias especiais, contando cada uma um pouco sobre estes 20 anos de história. E para fechar, no sábado, 4 de fevereiro, um evento especial será organizado em conjunto com a Análise Política da Semana. Com a presença do presidente nacional do PCO e editor-chefe do DCO, Rui Costa Pimenta, e de convidados importantes que contribuíram com a história do Diário, o evento será transmitido pela Causa Operária TV no YouTube.