No último dia 25, sábado, ocorreu um importante ato contra o embargo criminoso imposto pelos Estados Unidos ao povo cubano. No Teatro dos Bancários, em Brasília, também aconteceu o sorteio do prêmio da primeira ação entre amigos “Vai pra Cuba”, que foi ganha pelo Sindicado dos Bancários no final do ano passado e agora sorteada entre seus filiados. Essa articulação entre as lutas dos povos latino-americanos contra o imperialismo é fundamental para nossa vitória e Cuba, Venezuela e Nicarágua já confirmaram o envio de delegações diplomáticas para participar na III Conferência Nacional dos Comitês de Luta, a ser realizada nos dias 9, 10 e 11 de junho na cidade São Paulo.
O evento será realizado no Teatro dos Bancários em São Paulo e contará com uma mesa de discussão sobre a situação internacional, que deverá debater a crise do imperialismo e sua política genocida de bloqueios econômicos contra os países oprimidos, entre os quais estão Cuba, Venezuela e Nicarágua. Existe a expectativa de que representantes da luta de outros povos do mundo participem, como os palestinos que estão submetidos a um regime de características nazistas por Israel, com o apoio do imperialismo, em especial o imperialismo norte-americano.
Um dos focos principais do evento, e que é muito relevante para todos os países da América Latina, é organizar um movimento popular para dar base de sustentação para uma atuação mais à esquerda do governo Lula. A burguesia e a “base aliada” puxam o governo para a direita, o que serve inclusive para “suicidar” o governo diante dos trabalhadores. Nosso papel é não só pressionar por políticas públicas e em defesa do patrimônio nacional, como fornecer o apoio necessário para que Lula consiga implementar essas políticas enquanto a burguesia soltar seus cachorros raivosos contra o governo.
A III Conferência Nacional dos Comitês de Luta é um evento aberto à ampla participação popular. Além dos Comitês de Luta e do PCO, outras organizações populares participam da preparação do evento, como o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estados de São Paulo (Apeoesp), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Frente Nacional de Luta (FNL), o Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), entre outras. Toda ajuda é importante, entre em contato com os militantes do PCO e dos Comitês de Luta e saiba como somar forças em defesa dos trabalhadores e contra o a opressão imperialista.