«Cuba alcançou o número de um milhão de turistas recebidos até o momento em 2023, superando assim o número de visitantes que haviam chegado ao nosso país na mesma data em 2022», informou em 3 de maio Juan Carlos García Granda, ministro do Turismo.
No contexto da 41ª edição da Feira Internacional de Turismo (FITCuba-2023), o titular do ministério do Turismo (Mintur), após anunciar a notícia, disse que, apesar dos obstáculos, a meta de atingir os 3,5 milhões de turistas estrangeiros propostos para o ano não será abandonada.
Reiterou que uma das maiores limitações, além da intensificação do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba pelo governo dos Estados Unidos, é a conexão aérea com outros países.
«Por essa razão», disse, «a Feira é dedicada em um de seus segmentos às companhias aéreas, 51 das quais estão presentes na edição deste ano, com o objetivo de aumentar as conexões aéreas do país para alcançar esses 3,5 milhões».
O terceiro dia da FITCuba-2023 também contou com a apresentação dos produtos turísticos dos grupos hoteleiros cubanos Gaviota e Cubanacán.
Frank País Oltuski, vice-presidente comercial da Gaviota, fez uma apresentação sobre Patrimônio e Cultura, na qual destacou que para este ano o Grupo planeja continuar trabalhando na busca permanente de níveis mais altos de qualidade de serviço e melhores resultados.
O executivo destacou que a Gaviota mantém em plena operação todos os seus destinos: Varadero, Cayos de Villa Clara, Jardines del Rey e Holguín, em plena disponibilidade com seus serviços de excursões, além das ofertas náuticas das marinas.
Por sua vez, o grupo hoteleiro Cubanacán, com mais de 35 anos de experiência no setor turístico cubano, apresentou duas novidades que fazem parte de sua estratégia de crescimento para a captação de mercados.
São elas a campanha Hazlo real, Hazlo único (Torne-o real, Torne-o único), com uma abordagem abrangente da agência, que permite uma experiência conectada a todas as riquezas culturais, sociais e naturais do destino cubano, e uma nova plataforma de comércio on-line, que permitirá aos clientes acessar um grupo de atividades e serviços.
OS VISITANTES DA FITCUBA-2023 CONHECERÃO OS BENEFÍCIOS DO ARQUIPÉLAGO DO NORTE DE VILLA CLARA
A partir de 4 de maio, os participantes da Feira Internacional de Turismo FITCuba-2023 terão a oportunidade de conhecer os benefícios de um dos principais centros da indústria do lazer em Cuba, o arquipélago do norte de Villa Clara, onde será realizada a Macroconvenção Dit Gestión, que reunirá operadores de turismo e uma grande representação da comunidade internacional de negócios de turismo.
O encontro, que será realizado no Hotel Valentín Perla Blanca, em Cayo Santa María, reunirá cerca de 400 operadores turísticos europeus, que decidiram investir no turismo cubano, que, além de sol e praia, pode oferecer aos clientes seus valores patrimoniais, turismo de natureza e cultura popular, entre outros atributos.
Como parte da visita, haverá passeios por locais emblemáticos da região central de Cuba, como as cidades de San Juan de los Remedios, a oitava cidade fundada pelos espanhóis em Cuba; Trinidad, conhecida como a Cidade Museu do Caribe; Cienfuegos, Topes de Collantes e Santa Clara, cidade que se orgulha de abrigar os restos mortais de Che Guevara e seus companheiros de luta, entre outros locais que serão visitados.
Durante sua estada em Villa Clara, as autoridades de turismo participantes da Macroconvenção Dit Gestión receberão uma explicação detalhada, por regiões - ocidental, central e oriental - do produto turístico cubano, que será dada por especialistas do ministério do Turismo, seguida de um espaço de exposição e negociação.
O arquipélago do norte de Villa Clara é mundialmente conhecido por ter 22 hotéis e quase 14.000 quartos, além de quase 25 quilômetros de excelentes praias e uma flora e fauna endêmicas invejáveis, acessadas por uma ponte que, por sua excelência e preservação do meio ambiente, mereceu o Prêmio Internacional Puente de Alcántara.
A FITCuba-2023, programada de 1 a 5 de maio, também conta com um extenso programa para jornalistas e operadores turísticos (Postour), que, em visitas programadas até 11 de maio, poderão descobrir, além das belezas com que a natureza dotou nosso arquipélago, o enorme patrimônio cultural que nos distingue e os recursos patrimoniais da Ilha, com propostas de novos produtos, excursões e circuitos especializados, em um esforço adicional para promover e diversificar Cuba como destino.
Fonte: Granma