Um dia de profundo patriotismo, de reafirmação revolucionária e de compromisso com a unidade que estes tempos exigem, constituiu a marcha que se realizou nesta cidade na tarde de quinta-feira, 23 de março, liderada pelo primeiro-secretário do Comitê Central do Partido e presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez.
Mais de 20 mil residentes de Santa Clara se reuniram na Praça Che Guevara para caminhar, em um pelotão compacto, até o Parque Central Leoncio Vidal, rota na qual estavam presentes slogans de apoio à estratégia do voto unido e de condenação do intenso bloqueio econômico, comercial e financeiro do Governo dos Estados Unidos contra Cuba.
Antes do início da marcha, no memorial aos restos mortais de Che Guevara e seus companheiros que caíram no heróico ato boliviano, Díaz-Canel e os outros 31 candidatos a deputados por esta província prestaram homenagem ao Destacamento de Reforço, como lhes chamou Fidel, que foi um momento de grande solenidade.
A primeira-secretária do Comitê Central do Partido, acompanhada por Ana María Mari Machado, vice-presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular e candidata a Quemado de Güines, colocou uma coroa de flores em frente ao nicho de Che Guevara, após o que houve um minuto de silêncio como sinal de respeito aos heróis.
Para concluir a cerimônia, todos os candidatos colocaram uma flor vermelha aos pés da Chama Eterna acesa por Fidel naquele local sagrado da pátria em 8 de outubro de 1997, por ocasião da chegada dos restos mortais de Che Guevara e de um grupo de seus camaradas.
Então, antes de iniciar o passeio pelas ruas da cidade liberada por Che Guevara, em dezembro de 1958, os candidatos Asiel Aguada e Sulia Berloy Iglesias colocaram uma oferenda aos pés da estátua do Guerrilheiro Heróico, localizada na praça com o seu nome.
O povo, em bloco aos dois lados do caminho, aplaudiu seus candidatos, especialmente o presidente, a quem saudaram com particular carinho, uma amizade forjada após muitos anos de luta mútua, já que ele serviu como primeiro-secretário do Partido em Villa Clara, ao qual o presidente retribuiu com igual carinho.
Já no Parque Vidal central, o povo, juntamente com seus futuros representantes, deu livre curso à alegria pela próxima vitória nas próximas eleições nacionais do dia 26.
O grupo Elizabeth y Razones empolgou os presentes com seu canto contagiante dedicado a esta província, enquanto os poetas Luis Paz, Antonio la Villa, Eduardo Cruz e José Manuel Silverio cantaram à unidade e à resistência de um povo predestinado a ser livre e soberano.
No final da atividade, Arnaldo Rodríguez, também candidato a deputado pela província de Ciego de Ávila, e seu grupo Talismán, fez com que todos dançassem ao ritmo de suas músicas contagiosas, com as quais a alegria e a malícia que caracterizam o cubano fez sentir sua presença.