Nove senadores já foram indicados como titulares para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem. Parlamentares esperam que a comissão seja instalada a partir da próxima semana.
Quando for inaugurada, será definido quem ocupará a presidência, a vice-presidência e a relatoria da comissão. Então, deverá ser apresentado um plano de trabalho, com as sessões começando, provavelmente, em 2024, após o recesso parlamentar de fim de ano.
Entre os indicados para a titularidade da CPI, estão Renan Calheiros (MDB-AL), Omar Aziz (PSD-AM), Efraim Filho (União Brasil-PB), Rodrigo Cunha (Podemos-AL), Dr. Hiran (PP-RR), Wellington Fagundes (PL-MT), Eduardo Gomes (PL-TO), Jorge Kajuru (PSB-GO) e Cid Gomes (PDT-CE).
Além disso, foram indicados para as vagas de suplentes Fernando Farias (MDB-AL), Magno Malta (PL-ES), Leila Barros (PDT-DF), Jayme Campos (União Brasil-MT) e Cleitinho (Republicanos-MG).
A proposta da comissão é de investigar a petroquímica Braskem pela destruição que a empresa está causando em Maceió. O articulador da CPI é Renan Calheiros, senador pelo estado de Alagoas.