O Jornal Logos é um jornal estudantil, organizado por alunos do IFRJ, lançado em outubro de 2022. O nome remete à lógica, mais especificamente a formulação de Heráclito sobre o princípio conhecimento – que seria o Logos –, tendo sido a largada do jornal. Ele tem como editores três alunos do Instituto: Heinrick Aguiar, Sander Vilar e Natália Elvira.
Como o nome indica, o jornal começou como um projeto de discussão filosófica e tem a editoria de filosofia como editoria principal. No entanto, o carro-chefe do jornal são as discussões políticas, visto que elas são mais atuais e carregam um caráter de filosofia concentrada à sociedade. O jornal busca, na medida do possível, que os artigos sejam de algum nível teórico e se subdivide em: filosofia, política, história, cultura e internacional.
O principal meio de publicação do Logos é seu jornal impresso. Os jornais foram distribuídos em papel A4 pelo IFRJ nos meses de outubro, novembro/dezembro e janeiro, sendo em três edições. Há um linktr.ee com o PDF deles para que possam ser acessados: https://linktr.ee/jornallogos.
A edição de outubro foi uma espécie de edição piloto, distribuída para um evento interno do Instituto, no qual o jornal foi premiado, em que o principal era divulgar o lançamento do jornal propriamente dito. Depois, nas outras edições, o jornal passou a tomar corpo: os membros do jornal montaram uma banca em frente à entrada do IF, onde distribuíram seu periódico.
Nas edições seguintes, trataram da eleição do Lula, do papel da religião segundo Karl Marx, dos ataques do imperialismo contra a Seleção Brasileira, da morte da Rainha Elizabeth e da Revolução Cubana, por exemplo. Até mesmo um balanço sobre a produção artística do cineasta Godard, que havia acabado de falecer, foi tema de discussão no jornal. O Logos também utilizou de temas discutidos na cultura popular, como o livro Tudo É Rio, que é um Best Seller nas livrarias entre o público jovem, para discutir o problema da mulher na sociedade burguesa.
Além da publicação impressa, da qual seus editores não abrem mão, visto que é o principal meio de chegar na comunidade escolar, o Logos também trabalha com uma versão digital no Instagram. Através do Instagram @jornallogos, foi postada uma série de matérias comentando os principais acontecimentos do mês de janeiro e do início de fevereiro.
Foram postadas matérias sobre a situação dos ianomâmis, sobre a necessidade de defender Lula contra os generais e contra a política de frente ampla, um comentário a respeito dos filmes indicados ao Oscar e um resumo histórico sobre a Era Vargas.
Trata-se de um jornal que busca trazer discussões aprofundadas sobre os mais variados temas que entremeiam a vida social, política e cultural do homem, em um momento em que chama a atenção a total falta de materiais impressos regulares dentro de escolas, universidades, fábricas, sindicatos e onde mais se possa imaginar.