Dias 14 e 15 de outubro próximo realiza-se, em São Paulo, a II Conferência Nacional do PCO, organizada pela Secretaria Sindical do Partido (Sesind) e pela Corrente Sindical Nacional Causa Operária (CSNCO).
O encontro reunirá dirigentes e ativistas sindicais de todo o País, vinculados à CSNCO bem como militantes e trabalhadores interessados e debater o agravamento da crise capitalista em todo mundo e suas repercussões no interior do movimento operário.
Nos próximos dias, a Sesind estará publicando teses para serem debatidas na Conferência, elaborada pela coordenação da CSNCO e por ativistas de diversas frentes sindicais, sobre uma série de questões fundamentais, tais como:
- A situação atual da CUT e dos sindicatos e as perspectivas diante do agravamento da crise;
- A paralisia dos sindicatos e como lutar contra o seu esvaziamento;
- O retrocesso na questão dos direitos trabalhista e como organizar a luta com os terceirizados e milhões de trabalhadores que estão fora dos sindicatos;
- A luta pela construção do Partido Operário como tarefa central na luta do movimento operário;
- O trabalho de agitação e propaganda nos locais de trabalho e a organização de base dos trabalhadores;
- A política de frente única, de unidade na luta, com as diversas correntes cutistas; o trabalho nas direções sindicais e nas oposições;
- A necessidade de criar sindicatos nacionais para unificar e fortalecer a luta da classe trabalhadora;
- As campanha pela redução da jornada, sem redução dos salários; pelo aumento do salário mínimo e pela reposição das perdas salariais;
- A luta contra as privatizações e pela reestatização de empresas estratégicas como a Petrobras e a Eletrobras;
- O fortalecimento dos sindicatos por meio da sindicalização coletiva, automática e outras medidas.
Todos os inscritos para a Conferência poderão debater esses e outros temas e apresentar propostas. E as inscrições a todos os interessados, na internet clicando aqui ou pelos telefones: (14)997280289, (61)982007386, (81)988754242, (11)983440068.
A conferência será realizada poucos dias do XIV Congresso Nacional da CUT, em um momento crucial para o movimento operário. Promoverá um amplo e democrático debate em torno da situação atual e preparar os setores mais conscientes para enfrentar as intensas lutas que vem pela frente.
Para os companheiros de fora de SP está sendo organizado alojamento solidário e outras medidas para baratear os custos do evento e permitir uma participação majoritária de trabalhadores de base.
