Nesta segunda-feira (21), o hacker Walter Delgatti foi condenado pela justiça federal a 20 anos de prisão pelos vazamentos de informações sensíveis da operação Lava Jato averiguados pela Operação Spoofing, o que trouxe à tona uma série de revelações e consequências, que terminaram abalando as estruturas da Operação Lava Jato e do governo brasileiro. Em 2019, Delgatti foi preso sob suspeita de invadir contas de autoridades no aplicativo Telegram, incluindo membros da força-tarefa da golpista Operação Lava Jato e políticos de destaque. Essa invasão de contas resultou na obtenção ilegal de mensagens e informações sensíveis, que foram posteriormente divulgadas.
A Operação Spoofing foi deflagrada pela Polícia Federal com o objetivo de investigar essa invasão e identificar os responsáveis. Durante as investigações, ficou evidente que Delgatti atuou em conjunto com outras pessoas, formando um grupo que tinha acesso a conversas privadas de autoridades de alto escalão.
As Consequências da Operação Spoofing
As revelações feitas pelo hacker e seu grupo tiveram repercussões significativas no cenário político brasileiro. Entre as principais consequências, podemos destacar:
- Comprometimento da Operação Lava Jato: As mensagens divulgadas por Delgatti e seu grupo colocaram em xeque a imparcialidade e a conduta ética de membros da Lava Jato. As conversas revelaram trocas de mensagens que sugeriam uma colaboração indevida entre o então juiz Sergio Moro e os procuradores da força-tarefa.
- Desconfiança em Relação aos Procedimentos Jurídicos: A divulgação das conversas também gerou desconfiança em relação aos procedimentos jurídicos adotados durante a Operação Lava Jato. Muitos questionaram a imparcialidade do processo e a forma como as investigações foram conduzidas.
- Questionamentos sobre a Legalidade da Prisão de Lula: As mensagens divulgadas também levantaram questionamentos sobre a legalidade da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As mensagens revelavam uma parcialidade por parte do então juiz Sergio Moro, o que poderia (e que veio a acontecer) invalidar as condenações contra o ex-presidente.
A Sentença de Walter Delgatti
Em agosto de 2023, Delgatti foi condenado a 20 anos de prisão pelo juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília. A sentença foi resultado do processo da Operação Spoofing e considerou as invasões de contas de autoridades e a divulgação das mensagens como crimes graves.
O juiz acusa Delgatti de ter a pretensão vender as conversas hackeadas da Lava Jato para a imprensa, o que traria uma motivação financeira por trás das invasões para dar um ar criminoso aos vazamentos. Além disso, a sentença acusou Delgatti de ter em seu poder dados bancários de diversas vítimas e comercializaria essas informações.
O Impacto da Prisão de Valter Delgatti
A prisão de Walter Delgatti mostra que, fazer as maiores arbitrariedades para manipular as eleições e violar os mais básicos preceitos jurídicos não é passível de punição, mas denunciar esse tipo de arbitrariedade do Estado sim. Isso por si só já é uma demonstração cabal do caráter ditatorial e repressivo do regime, mas quando olhamos cuidadosamente a sequência de fatos que antecedeu a prisão de Delgatti, podemos ver o que está levando o hacker para uma estadia de 20 anos da cadeia.
Delgatti esteve recentemente envolvido em revelações sensíveis sobre importantes figuras do bolsonarismo como Carla Zambelli, sua delação muito bem poderia servir como forma de leva-los para a cadeia. Os militares logo entraram em cena, fazendo suas tradicionais aproximações sucessivas e mostrando que a justiça, por sua vez, não deve fazer nenhuma contra o próprio Bolsonaro. Contra Delgatti tudo bem.