Trata-se de uma história real, mas muito “hollywoodiana”, que Hollywood jamais vai nos contar.
Uma história de espionagem e contra espionagem na qual um professor universitário cubano é cooptado pela CIA para fazer um trabalho de desestabilização do regime de Cuba.
Pablo (CIA) e Daniel (Cuba) se confrontam como gato e rato na luta do imperialismo para dominar por qualquer meio o indomável povo cubano, que resiste como Davi ao gigante Golias.
Na intenção da CIA, sua missão era formar líderes universitários e criar o projeto Gênesis, com o objetivo de estabelecer em Cuba a estratégia do golpe suave, ou seja, criar a ideia de um novo presidente para a Ilha, espalhando o boato de uma possível morte de Fidel Castro, e estimulando os jovens cubanos a utilizar equipamentos eletrônicos introduzidos ilegalmente no país para promover campanhas nas redes sociais.
Sobre o autor:
Raúl Antonio Capote Fernández
Mestre em Relações Internacionais e História Contemporânea, escritor e jornalista, editor-chefe de redação do Granma Internacional. Professor de História de Cuba da Universidade de Ciências Pedagógicas de Havana, foi durante anos o agente Daniel dos serviços de inteligência cubana. Entre 2004 e 2011 atuou como agente duplo dos EUA e Cuba.
INIMIGO
A guerra da CIA contra a juventude cubana
Raúl Capote (Autor) – Carmen Diniz (Tradutora)
Editora CONSEQUÊNCIA
Nesta quinta-feira, dia 19 de outubro de 2023.
No auditório da APEOESP – Praça da República, 282, São Paulo – SP, às 18h30