Com objetivo de reforçar a luta em busca de território, de saúde, do fim da fome e de todos os tipos de violência sofrida pelas famílias das retomadas, o comitê de luta Guarani-Kaiowá, de Dourados, MS; em parceria com ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), Regional PANTANAL, viabilizou a participação do Coletivo das Mulheres das Retomadas nas comemorações alusivas ao 8M (oito de março).
O evento contou com a participação de vários setores organizados da sociedade e se caracterizou como um momento de mobilização e protestos, abrindo a oportunidade para que mulheres pudessem expressar suas pautas de lutas.
Num discurso potente, a liderança da retomada Nhu Vera II, Irena Maciel, fez uso do microfone para denunciar a falta de médico, água, dentista e medicamentos nos postos de saúde. Sua fala foi marcada por questionamentos do tipo; “Onde estão nossos governantes para olhar para nós… nós somos indígenas guarani kaiowá, precisamos desses poderes que estão aí pra poder ajudar nós. Por isso nós estamos aqui, como mulheres guerreiras. Nós estamos pedindo ao prefeito e ao governo do estado que venham olhar pra nós, porque somos da retomada precisamos da ajuda deles, apoio deles”.
“A gente está com falta de médico, falta de água, às vezes dentista. Medicamento não tem dentro dos postos de sáude. Estamos precisando”, disse a liderança.
Com relação ao problema da cesta básica, mais uma vez a liderança denuncia a falta do auxílio e de alimentos de modo geral e ressaltou ainda a falta de merenda nas escolas que seria outro problema sério enfrentado pelos indígenas.
Muito consciente da sua posição política, a liderança agradeceu o evento organizado em comemoração do dia da mulher, mas destacou; “esse é apenas um dia, e que todos os dias as mulheres das retomadas sofrem ameaças e feminicídio, que crianças e adolescentes sofrem abusos”.
Para encerrar a sua fala, a indígena agradeceu os organizadores do evento e os apoiadores das retomadas pela a oportunidade delas se manifestarem.
Veja a fala da companheira Irena Guarani-Caiouá da retomada Nhu Vera II em Dourados/MS apresenta as reivindicações dos índios: