Na quinta-feira (23), uma importante reunião aconteceu na capital do Líbano, Beirute, entre o secretário-geral do Hesbolá, Hassan Nasralá, e o ministro das relações exteriores do Irã, Amir Abdolahian. A reunião acontece ante a trégua iminente entre “Israel” e os grupos armados palestinos na Faixa de Gaza é importante na reorganização do tabuleiro que acontecerá nos próximos dias.
Nasralá afirmou estar confiante de que a resistência sairá vitoriosa e que o regime israelense sofrerá uma derrota decisiva. Ele elogiou a resistência dos palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia e reiterou a total prontidão da resistência em várias frentes. Amir Abdolahian, por sua vez, destacou os esforços diplomáticos do Irã nas últimas semanas como forma de ajudar o povo palestino e parar os crimes de guerra de “Israel” contra civis na Faixa de Gaza.
O MRE do Irã afirmou que o acordo alcançado entre “Israel” e o Hamas para o cessar-fogo humanitário em Gaza e o acordo de troca de prisioneiros foram resultados da resistência do povo palestino e da desesperança de Israel diante da resistência.
De acordo com o Embaixador do Irã em Beirute, Mojtaba Amani, a reunião também discutiu os possíveis futuros da região, esforços para interromper as atrocidades de Israel contra Gaza, cenários possíveis em relação à guerra, bem como a responsabilidade coletiva do mundo diante desse “desenvolvimento histórico e determinante”.