Controladores de tráfego aéreo e funcionários da aviação civil do Uruguai estão hoje em conflito, o que pode dificultar os voos em dias de turismo para as férias de inverno.
O sindicato dos controladores de tráfego aéreo informou que apresentou uma contraproposta ao Ministério do Trabalho para continuar as negociações com o Ministério da Defesa e aguarda uma resposta.
Disso depende a manutenção ou o levantamento das medidas previstas para a próxima semana, que implicam a suspensão da decolagem por quatro horas no dia entre 10 e 16 de julho.
Como se não bastasse, agora o sindicato dos dirigentes da aviação civil denuncia infrações trabalhistas do Ministério da Defesa.
O sindicato protesta contra a falta de reajuste no auxílio-alimentação dos trabalhadores, que não é revisto desde 2008.
“A assembleia geral decidiu que, caso não seja resolvido, serão implementadas medidas sindicais que irão alterar o normal funcionamento dos diferentes terminais aéreos, dos serviços aos operadores e utentes da aviação civil no país”, refere um comunicado do sindicato.
As ações de protesto e afetação de aeroportos começariam no início do próximo dia 13 de julho por parte dos funcionários da aviação civil.
Fonte: Prensa Latina