Segundo a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, o país anunciou, nessa sexta-feira (15), sanções contra duas empresas da indústria de defesa norte-americana, a Lockheed Martin e a Northrop Grumman, uma subsidiária da Raytheon. De acordo com Pequim, ambas estão fornecendo armas a Taiwan
“A empresa Lockheed Martin […] participou diretamente da venda de armas dos EUA a Taiwan anunciada em 24 de agosto como a principal contratada. A empresa Northrop Grumman participou de várias vendas de armas a Taiwan. De acordo com a Lei de Sanções Antiestrangeiras da República Popular da China, a China decide impor sanções a essas duas corporações de defesa dos EUA acima mencionadas”, disse a porta-voz em uma coletiva.
“Pedimos aos Estados Unidos que respeitem sinceramente o princípio de Uma Só China e os três comunicados conjuntos China-EUA, deixem de vender armas para Taiwan, suspendam o conluio militar com Taiwan e parem de armar Taiwan, caso contrário serão recebidos com a resposta resoluta da China”, acrescentou Mao Ning.