Contra o Niger

CEDEAO: capachos da França aprovam intervenção

CEDEAO acaba de aprovar um ataque militar contra o Níger “o mais rápido possível”

Ontem (10), os chefes de Estado dos 15 membros da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) iniciaram uma cúpula de emergência, na Nigéria, para discutir, uma nova resposta ao golpe nacionalista no Níger.

Em seu discurso de abertura, o presidente nigeriano, Bola Tinubu, disse que o bloco iria avaliar soluções para a situação. Anteriormente, a CEDEAO ameaçou, junto com o imperialismo, invadir militarmente o Níger.

“É nosso dever esgotar todas as vias de engajamento para garantir um rápido retorno à governança constitucional no Níger”, disse Tinubu, que também é chefe da CEDEAO, na cúpula em Abuja antes do início de uma sessão a portas fechadas.

Após reunião, a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) acaba de aprovar um ataque militar contra o Níger “o mais rápido possível” para derrubar a junta militar que tirou o país das mãos do imperialismo.

“Os chefes de Estado terão outras conferências para finalizar as coisas, mas têm o acordo da Conferência de Chefes de Estado para que a operação comece o mais rápido possível”, disse Alassane Ouatarra, presidente da Costa do Marfim, após participar da cúpula que ocorreu na Nigéria.

Além disso, Ouatarra anunciou que seu país estará disponibilizando um exército de 850 a 1.100 soldados. O mesmo vale para a Nigéria e para Benin, afirmando que outros países da África Ocidental também contribuirão.

Gostou do artigo? Faça uma doação!