Com a primazia europeia no mercado da bola sendo sacudida pelos investimentos realizados sobretudo pela Arábia Saudita, o campeão da Copa do Mundo de 1986 pela seleção argentina e ex-jogador do Real Madrid, Jorge Valdano, saiu em defesa da ofensiva árabe contra os jogadores nos clubes do Velho Mundo. Segundo o campeão, “a Europa teria de se lembrar que foi a Arábia dos últimos 20 anos, esvaziando os continentes mais importantes de talentos”.
Valdano acrescentou ainda que o continente “tem de saber que surgiu um concorrente que tem dois direitos legítimos: um, o dinheiro para comprar, e dois, o amor ao futebol”, disse ao jornal argentino La Nación, em fala repercutida pelo sítio dedicado ao futebol Premier League Brasil (“Lenda do Real Madrid dispara contra futebol europeu: ‘Foi a Arábia Saudita dos últimos 20 anos’”, 6/9/2023).
Com as economias europeias em vertiginoso processo de decadência desde a crise de 2008, os times instituíram o que chamaram de “fair play financeiro”, mecanismo criado para limitar os investimentos no futebol. Com isso, as riquezas do petróleo exploradas pelo mundo árabe trataram investir nas competições dos próprios países, incluindo contratações de grandes jogadores das ligas europeias. O processo foi coroado pela recente contratação do maior jogador da atualidade, o craque brasileiro Neymar Jr.