Ação entre amigos

Campanha “Vai pra Cuba! 2” continua a todo vapor

Já pensou concorrer a chance de visitar Cuba com dois acompanhantes, e ainda ficar lá por 7 dias com ida e volta pagos, com a estadia inclusa? Conheça "Vai pra Cuba!"

A ação entre amigos “Vai pra Cuba! 2” está acontecendo a todo vapor, e você pode adquirir seus bilhetes agora mesmo! Após o grande sucesso da campanha realizada pelos Comitês de Luta durante o ano de 2022, que serviu como forma de arrecadação para financiar os materiais por Lula Presidente, a ação entre amigos retornou com o objetivo atual de financiar a campanha pelos direitos dos trabalhadores e na luta contra os golpistas.

Na compra de um bilhete você concorre a uma viagem de uma semana para Cuba, com tudo pago e direito a dois acompanhantes, este último que é uma novidade em relação à campanha anterior que garantia a ida de um acompanhante com o vencedor do prêmio. O bilhete está custando R$ 60 e pode ser adquirido no sítio na internet rifei.co/vai-pra-cuba.


Por isso, a equipe do DCO pediu que alguns companheiros relatassem suas visões sobre a ilha.

“Cuba é fascinante, pois passou por uma revolução popular, liderada por Fidel, Chê, Cienfuegos e outros dirigentes. Mas, deixando essa parte de lado, também temos o fato de ser uma linda ilha caribenha, com lindas músicas e uma culinária diferente da nossa. Mas, com muita particularidade: como Cuba é um país praticamente agrícola, o interior é muito parecido com o nosso, apesar de um sistema político diferente. Portanto, o fascínio que nos leva a conhecer o povo cubano, como vivem, sua gastronomia, sua cultura e por aí vai, não se encerra aí. A curiosidade também nos leva a querer conhecer como funcionam as escolas, o país, o cotidiano da população, o sistema estatal de saúde, pois é muito importante conhecermos tudo isso. Outro sonho de qualquer um é ver aqueles carrões de 1960, qualquer amante de carros adoraria passar por essa experiência.

A ilha cubana não é somente uma ilha, é uma tábua de salvação para os trabalhadores de todo mundo. Pois, bem pertinho, na Flórida, os trabalhadores têm que pagar sua saúde, sua educação e todos os demais serviços que deveriam ser de livre acesso ao povo. Em Cuba, você não paga nada disso. É totalmente diferente do sistema ocidental, principalmente da Europa, que está vivendo uma privatização da saúde. E Cuba, com muito menos dinheiro, fornece serviços públicos e de qualidade, provando a viabilidade do socialismo.” disse o companheiro Lino Alves, do Partido da Causa Operária.


Gabriela, companheira militante do Partido da Causa Operária, foi questionada pela nossa equipe se gostaria de viajar para a ilha, e respondeu:

Gostaria muito de conhecer Cuba, sim. É um lugar lindo, e ver de perto todas as belezas, deve ser uma experiência extraordinária, pelas fotos vemos que a ilha em si, a estrutura difere do Brasil, as esculturas, os prédios. Como militante ir para Cuba é uma das metas de vida, é um grande aprendizado, daqueles que só aprendemos vivendo, ver como funciona a ilha, com todo o embargo econômico, como vivem as pessoas, o que a população de lá pensa e achar do que é falado a grande impressa imperialista, e sobre o que de fato acontece. A cultural, vivência, a estrutura social de um lugar tão pequeno, tão importante e tão falado mundialmente.

Pessoalmente, os lindos carros antigos são uma coisa que gostaria muito de ver, assim como as praias, e tudo que já citei, conhecer mais de perto a história de um lugar e de um é sempre um experiência que vem com grandes aprendizados, é uma enriquecido para cada um, você agrega cultura, conhecimento, vivendo aquilo” afirmou a companheira Gabi, militante do PCO.

Após mais de 60 anos de revolução, Cuba ainda resiste aos embargos do imperialismo, sobretudo dos Estados Unidos, que tentam afogar a ilha econômica e socialmente. Mesmo com esses fatores, Cuba continua de pé, tentando dar ao seu povo e aos seus visitantes uma vida de qualidade, com educação, saúde e alimentação exemplares para seu tamanho e sua situação.

Não deixe de adquirir seu bilhete e participar da ação entre amigos “Vai pra Cuba! 2”.

Gostou do artigo? Faça uma doação!