O programa da Causa Operária TV Correspondente internacional foi ao ar no último dia 31, com Claudio Martini e Felipe Bombardelli, trazendo um resumo das notícias do mundo e a visão operária dos acontecimentos nas matérias mais importantes em erupção no mundo. No momento da efemérides, foram citadas as seguintes comemorações: em 23 de agosto 1942, os nazistas realizaram em Stalingrado um bombardeio que resultou em mais de 40 mil civis mortos em único dia; em 23 de agosto à 3 anos apenas, após tentativa de golpe contra Bielorrúsia, Lukashenko saiu vitorioso contra a investida e saudado pela população, um país que ainda mantém a organização do Estado Comunista herdado da URSS; em 22 de Agosto de 1989 Huey Percy Newton, fundador, líder e inspirador dos Panteras Negras foi morto a tiros em Oakland, California. Seu posicionamento político e suas críticas, ao sistema policial e a ordem de poder político nos EUA, foram de fato os verdadeiros responsáveis pela sua morte precoce.
Em um dos seus discursos podemos ver a caracterização real da ação policial “[…] Sua polícia não está em nossa comunidade para nosso bem-estar ou para nossa segurança, está para nos reprimir, para nos brutalizar e assassinar, porque eles tem ordens de fazer isso, igual aos soldados americanos no Vietnã tem ordens para destruir o povo vietnamita […]”. Em 18 de Agosto de 1936 os franquistas fuzilavam o lendário poeta Andaluz Frederico Garcia Lorca que ainda permanece desaparecido junto a outras dezenas de milhares de vítimas.
Nos Brics, Brasil se destaca e Xi Jiping levanta os braços de Lula na reunião dos Brics e negociação com país avançam significativamente. Brasil se reaproxima de Cuba e fará aliança exemplar e suporte advindo dos Brics a exemplo da visita de Dias-Canel visita a Africa do Sul.
Lula ataca Gustavo Petro dizendo que o “dá impressão de que não tem ideias, diz coisas que precisam de sustentação” a respeito da amazônia e denuncia o entreguismo de Petro que tenta infiltrar e entregar a amazônia para o bloco do imperialismo. Claudio Martini reforça a luta anti-imperialista dizendo que é uma luta política para nossa própria sobrevivência.
O imperialismo vem apoiando um crime sendo levado a diante contra a humanidade pelo Japão – 1 milhão de metros cúbicos de água retirada dos reatores estão sendo despejados no Oceano Pacífico, tal medida foi aprovada pela ONU e por pesquisadores comprados do império para dar “segurança técnica” para praticar terrorismo ambiental. A China um dos maiores compradores de frutos do mar japonês com ativos girando em torno de 1,1 bilhão de dólares confirma ação de proibição de comércio com todos os produtos vindos do Japão, tal medida apenas estende a proibição anterior ao qual listava Fukushima e regiões adjacentes nas restrições. Vale lembrar que os produtos vindos da agricultura e pesca de Fukushima não são consumidos nem no Japão.
Tal informação não sai na imperialista, o que desmascara o caráter ambientalista do império e escancara o colonialismo por intermédio da desindustrialização do país, que hoje tenta criar clima de guerra na Amazônia e impede a exploração do petróleo brasileiro, mas que não vê problema no despejo de rejeitos nucleares do Japão no Oceano Pacífico.