Crime contra a humanidade

Bloqueio dos EUA a Cuba é o medo da Revolução

Qualificado como genocídio e a mais flagrante violação dos direitos humanos das pessoas que moram na Ilha maior das Antilhas

Fonte: Granma

O bloqueio econômico, comercial e financeiro é o elemento central que define a política dos EUA em relação a Cuba há mais de seis décadas. Os efeitos dessa guerra não declarada contra a economia, a sociedade, a vida cotidiana e os sonhos de progresso de mais de 11 milhões de cubanos não cessaram um único dia.
 Descrito como genocídio e a mais flagrante violação dos direitos humanos das pessoas que moram na Ilha maior das Antilhas, e também daquelas afetadas por sua natureza extraterritorial, o bloqueio causa danos diretos extremos.
 A interligação integral de suas medidas tem o propósito cruel e prático de privar o país da renda financeira indispensável para adquirir alimentos para a população; suprimentos, partes e peças, tecnologias e software.
 Seu impacto provoca escassez, faltas, longas filas e ansiedade, que hoje marcam os cubanos; o bloqueio aumenta a emigração, que hoje é uma consequência direta de seu impacto.
 O bloqueio está destinado a matar, porque seu objetivo é criar desespero e ingovernabilidade. Em suma, acabar com a Revolução Cubana.
 A Assembleia Geral da ONU discutirá e votará, entre 1º e 2 de novembro, a resolução 77/7, «Necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba», que recebeu o apoio de 30 sessões desse órgão máximo do multilateralismo.
 Apesar da hostilidade e do crime genocida que significa a política unilateral e ilegal dos Estados Unidos contra Cuba, rejeitada por quase todo o mundo, o povo não redimido da Ilha não renuncia ao seu desenvolvimento. Ele resiste e cria, porque essa é a única maneira de continuar derrotando o gigante de sete léguas, que não cessa em sua vil tentativa de cortar seu exemplo, porque é o único que não conseguiu quebrar.

https://pt.granma.cu/mundo/2023-10-20/os-eua-bloqueiam-cuba-porque-tem-medo-de-seu-exemplo

* A opinião do artigo não reflete, necessariamente, a opinião deste Diário

Gostou do artigo? Faça uma doação!