Boris Pistorius, ministro da Defesa da Alemanha, afirmou na sexta-feira (15) que o governo alemão tomará uma decisão sobre a entrega de mísseis de longo alcance Taurus à Ucrânia em uma ou duas semanas. Procurando uma desculpa para despejar dinheiro nas forças nazistas ucranianas, o ministro afirmou que essa questão está ligada à segurança tanto do povo alemão, como do país do leste europeu.
“Não se trata de confiança [nos ucranianos devido ao longo alcance dos mísseis], trata-se de assegurar a segurança. Nós – o chanceler, eu e todos os outros membros do gabinete de ministros – fizemos um juramento para evitar danos ao povo alemão. Essa é a nossa tarefa e, ao mesmo tempo, queremos proteger a Ucrânia. E se levar mais uma ou duas semanas para tomar uma decisão, que assim seja”, disse Boris Pistorius em uma conferência sobre a Paz de Westfália, que pôs fim à Guerra dos Trinta Anos (1618-1648).
O Taurus KEPD 350/150 é um míssil de cruzeiro de longo alcance de produção alemã-sueca concebido para ataques de precisão contra alvos altamente protegidos sem que o avião transportador entre na zona de defesa antiaérea inimiga.