O canal do Telegram “From Russia with Love” compartilhou imagens supostamente tiradas da base do grupo Wagner no Mali, indicando que os turcos estariam estreitando laços militares com os russos. Conforme a publicação, “ao menos três drones turcos Bayraktar” podem ser vistos no local. A informação foi repercutida pelo perfil do comandante Robinson Farinazzo, do canal Arte da Guerra (@artedaguerracnl no antigo Twitter, atual X).
Chama a atenção que, há alguns meses, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) teria usado drones do mesmo modelo para armar a Ucrânia. A revista norte-americana The New Yorker apontou os drones como “uma lenda (…) que afirma que o seu drone ‘transforma bandidos russos em fantasmas” (“The Turkish Drone That Changed the Nature of Warfare”, Stephen Witt, 9/5/2022).
Caso a informação seja confirmada, indicaria uma disposição cada vez maior do presidente da Turquia, Recep Erdogan, a se aliar com os países que estão procurando se libertar da dominação imperialista. Ao mesmo tempo, indicaria também que, na medida em que países como Mali e Burquina Fasso vão estreitando seus laços com países como Rússia e Turquia, sua capacidade de desafiar militarmente o imperialismo cresce exponencialmente.