No terceiro dia da 59ª edição do Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (CONUNE), os militantes da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR) já haviam distribuído mais de dois mil panfletos entre os participantes. A AJR é a única organização presente no evento que conta com um panfleto convocando os estudantes para a luta contra a direita e o conjunto da burguesia, bem como contra os setores infiltrados na esquerda que estão se alinhando ao imperialismo.
“A esquerda que ataca o governo Lula, utilizando de pretexto o arcabouço fiscal, afirmando ser um ‘novo teto de gastos’, se engaja em uma falcatrua golpista”, diz um dos boletins distribuídos pela juventude do PCO. “É uma repetição da mesma política dessa esquerda contra Dilma Rousseff em 2016. Passados seis anos do golpe, todos já sabem qual foi o seu resultado. PCB, UP, MRT, PSTU e PSOL, que buscam comparar o arcabouço ao teto, não têm qualquer compromisso com os trabalhadores ou com a verdade”.
O material vem sendo distribuído pela própria militância da AJR e por simpatizantes da organização. A juventude do PCO veio em caravana, trazendo companheiros de todas as regiões do País.
“A gente tirou uma nota sobre a situação política para polemizar com a esquerda pequeno-burguesa sobre os verdadeiros problemas da classe operária”, destacou Calebe Henrique, de Piracicaba, interior de São Paulo. “Estamos lutando para derrotar o imperialismo, para organizar uma juventude verdadeiramente revolucionária”.
O CONUNE começou no dia 12 de julho, em Brasília. O evento terminará no próximo dia 16. Embora não esteja concorrendo à direção da entidade, a AJR participa do Congresso com o objetivo de mobilizar a juventude em torno de seu programa.