O Governo da província sul-africana de KwaZulu-Natal acolherá na próxima sexta-feira, na cidade de Durban, o debate de gênero das nações do Brics, antes da 15ª Cúpula do grupo.
De acordo com a programação, o encontro será conduzido por líderes políticos, incluindo governantes e economistas dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e de países africanos.
Segundo a primeira-ministra provincial, Nomusa Dube-Ncube, o objetivo do encontro é explorar a economia política do género no “mundo multipolar de amanhã, através de uma lente de género”.
As discussões também se concentrarão na identificação de “decisões revolucionárias, investimentos e medidas de sucesso que os líderes do Brics devem implementar” para promover a equidade e a igualdade de gênero, promovendo economias africanas prósperas e inclusivas.
Além disso, o debate enfatizará a transformação de promessas e esperanças em soluções práticas para a igualdade de gênero até 2030.
As conclusões do encontro, disse Dube-Ncube, devem contribuir para a Declaração da XV Cúpula dos Brics em agosto, em Joanesburgo.
O evento será seguido pela 9ª Cúpula Ministerial da Juventude do Brics, sediada pela Agência Nacional de Desenvolvimento da Juventude da África do Sul (NYDA) e acontecerá de 18 a 21 de julho.
De acordo com o porta-voz da NYDA, Bongekile Skosana, a reunião se concentrará principalmente em discussões destinadas a encorajar jovens líderes entre as nações do Brics a participar ativamente na abordagem dos principais desafios globais, questões econômicas e sociais e contribuir para a agenda de desenvolvimento.
Da mesma forma, também em KwaZulu-Natal, o Fórum de Urbanização dos Brics será realizado de 26 a 27 de julho, para abordar a questão de como construir economias urbanas produtivas e sustentáveis, estratégias de subsistência nesse ambiente, bem como a criação de espaços urbanos inclusivos.
Por fim, de 20 a 21 de agosto, acontecerá a Conferência Comercial Brics-Africa Women Business Alliance.
Esse conclave reunirá 500 empresas pertencentes a mulheres, incluindo micro, pequenas e médias empresas de 18 países diferentes: África do Sul, Brasil, Rússia, Índia, China, Nigéria, Costa do Marfim, Ruanda, Zâmbia, República Democrática do Congo, Egipto, Gana, Tanzânia, Moçambique, Zimbabwe, Botswana, Namíbia e Lesoto.
A África do Sul sediará a 15ª Cúpula dos Brics nos dias 23 e 24 de agosto sob o lema “Brics e África: Associação para Crescimento Mútuo Acelerado, Desenvolvimento Sustentável e Multilateralismo Inclusivo”.
Fonte: Prensa Latina