No dia 29 de dezembro de 2022, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nos deixou. Sua morte foi lamentada por todo o mundo, afinal, ele era inigualável no futebol e, portanto, cumpriu um papel primordial para o desenvolvimento do esporte mais popular do planeta.
Hoje, dia em que sua morte completa um ano, aproveitamos a ocasião para relembrar a homenagem que o Diário Causa Operária fez ao Rei na data e nas semanas que precederam o dia em que ele nos deixou.
A maior cobertura do planeta sobre o Rei do Futebol
Conforme levantamento feito por nossa equipe, o Diário Causa Operária foi o jornal que mais publicou matérias sobre a majestade do futebol desde a sua morte. Não só do Brasil, mas de todo o mundo.
Até a edição do dia 31 de dezembro de 2022, este Diário havia publicado 102 artigos após o falecimento do maior jogador de todos os tempos. Tanto a Folha de S. Paulo quanto O Globo, jornais que mais se aproximaram dos números do DCO em termos de matérias, não chegaram a ter nem mesmo 90 artigos publicados sobre o Rei nos dias 29 e 30 de dezembro.
Na imprensa internacional, como era de se esperar, o quadro é pior ainda. Nenhum veículo chegou a 50 matérias publicadas nesse período. Além disso, os jornais brasileiros diminuíram drasticamente a quantidade de artigos publicados na sexta-feira, dois dias após a sua morte.
Enquanto isso, o Diário Causa Operária publicou artigos sobre o Rei de maneira incessante desde que sua morte foi oficializada. Na quinta-feira, dia 29 de dezembro, foram publicadas matérias a cada cinco minutos das 16h15 às 21h10. No dia seguinte, o trabalho continuou, com matérias sendo publicadas a cada dez minutos das 10h às 16h.
Desde então, o número dobrou. Contando com as matérias publicadas nas semanas seguintes à morte do Rei, já são mais de 200 artigos feitos em homenagem ao maior jogador de todos os tempos.
Entre essas matérias, estão análises, anedotas, curiosidades, fotos, crônicas e declarações sobre o inesquecível Edson Arantes do Nascimento. No dia da morte de Pelé, esse Diário publicou uma capa especial em sua edição diagramada com o obituário do Rei, a qual pode ser vista abaixo:

Você encontra uma lista completa dos primeiros 100 artigos publicados no DCO sobre a morte de Pelé nesse link.
Mas, finalmente, por que o interesse do DCO em Pelé e no futebol como um todo? Pois o futebol brasileiro é um exemplo para os oprimidos de todo o mundo, um fator de moralização da luta dos trabalhadores contra o imperialismo. Pelé é, nesse sentido, o principal expoente dessa luta. Portanto, defender o futebol brasileiro e defender o Rei do Futebol é, no fim, defender os oprimidos da ação do imperialismo que, a todo momento, ataca o futebol brasileiro para tentar destruí-lo.
É por isto que o Diário Causa Operária se empenha em homenagear o maior jogador de todos os tempos. Trata-se de uma defesa da luta dos oprimidos contra o principal opressor de toda a humanidade e uma defesa da soberania brasileira contra a intervenção estrangeira.





