Uma recente onda de golpes atingiu vários países da África: Burquina Faso, Mali, Níger e agora o Gabão.
Em todos os casos há um elemento comum: a retirada do poder de um governo capacho das potências imperialistas como os Estados Unidos e a França.
Por isso mesmo, o imperialismo está contra esses golpes, ameaçando, inclusive, invadir militarmente esses países e promover mais uma guerra para garantir seus interesses.
A esquerda precisa discutir o caráter deses golpes de Estado que são mais uma peça importante na crise imperialista.
O PCO chama os companheiros a participarem desse debate sobre o que está acontecendo na África e discutir a luta contra o imperialismo no Brasil e no mundo.
O que está acontecendo na África?
Em pequeno intervalo de tempo, aconteceram golpes nacionalistas em vários países africanos como Burquina Faso, Mali, Níger, Gabão.
Esses golpes, diferentemente do que se poderia pensar, não são impopulares. Eles, na verdade, expressam uma enorme crise revolucionária na região, uma crise que tem como pano de fundo a crise da dominação imperialista não apenas na África, mas no mundo todo.
Esses acontecimentos se inserem, portanto, num quadro mais amplo da crise da dominação política e econômica imperialista na África.
Todos esses países são antigas colônias francesas e sofrem com o peso do antigo colonizador mesmo após sua independência. A França, inclusive, manteve presença militar nesses países durante décadas, assim como os Estados Unidos.
A presença do imperialismo na região tem como objetivo roubar as riquezas desses países, que possuem importantes recursos naturais, como o caso do minério de urânio do Niger, Apesar dessa riqueza natural, as populações foram mantidas numa profunda miséria.
Por isso, a França, os Estados Unidos e demais países imperialistas, acostumados a organizar golpes de Estado no mundo inteiro para colocar governos fantoches, estão atacando os golpes nacionalistas. Justamente porque estão indo contra a sua dominação.
Essa crise na região pode ser o prelúdio de uma crise ainda maior do imperialismo de conjunto.
Se você concorda ou discorda com o explicado acima, ou simplesmente quer compreender melhor esses fatos, participe dos debates com os companheiros do PCO que vão acontecer em várias cidades do Brasil nos finais de semana dos dias 9 e 10 de setembro.
Para maiores informações ou para organizar um debate na sua cidade ou no seu bairro, entre em contato com o PCO: 61 982114025 ou 11 952088335.