Hoje, a morte de Aldous Leonard Huxley (1894-1963), escritor inglês, completa 60 anos. Ele é considerado um dos grandes autores da literatura caracterizada por enredos que se passam em épocas futuras, chamado por alguns críticos de “literatura distópica”.
Huxley nasceu em Godalming, Inglaterra. Seu primeiro livro foi uma coletânea de poemas publicada em 1916. Seu primeiro romance, Férias em Crome, foi publicado em 1921. Seu sucesso como escritor, no entanto, ocorreu em 1928.
Huxley é autor de Admirável Mundo Novo, um clássico da literatura. O livro descreve uma sociedade futura em que as pessoas são condicionadas geneticamente e psicologicamente para se conformarem com as regras sociais. A história se passa em Londres no ano de 2540 e a sociedade é dividida em castas e os bebês são produzidos em laboratórios. Os indivíduos são controlados por uma predisposição biológica e não têm liberdade de escolha.
Huxley viveu na Itália durante o regime fascista de Mussolini, o que influenciou seus livros. Anos depois, mudou-se para Hollywood para trabalhar como roteirista. Ele morreu nos EUA em 22 de novembro de 1963.