Segundo informações da Enel Distribuição São Paulo, cerca de 200 mil clientes continuam sem energia em suas casas. A capital paulista sofre com falta de energia desde a última sexta-feira (3), após fortes chuvas atingirem a cidade.
“Até o momento, cerca de 1,9 milhão de clientes tiveram o serviço normalizado, de um total de cerca de 2,1 milhões afetados na última sexta-feira”, afirmou a empresa em nota
A Enel Distribuição São Paulo foi criada durante o processo de privatização da gigante Eletropaulo no final da década de 90. Anteriormente, era conhecida como Eletropaulo Metropolitana, tendo sido passada para a Enel em 2018. Até hoje, atende 24 municípios da Grande São Paulo.
“O que estamos vendo é uma espécie de colapso da energia elétrica no Brasil. São duas vertentes para esse colapso. Uma é a privatização […] É o melhor negócio do mundo: ganha a empresa de graça, pronta, construída por muito tempo de trabalho da população brasileira, cobra uma fortuna e não precisa prestar o serviço. Sem falar que é um monopólio do qual o infeliz cidadão não tem para onde correr. Está na hora de levantar o problema da reestatização”, disse o presidente do PCO, Rui Costa Pimenta, no programa Análise de Terça, na Rádio Causa Operária.