─ RIA Novosti, tradução do DCO ─ Uma fotografia do chefe do conselho político do partido Plataforma de Oposição – Pela Vida, Viktor Medvedchuk algemado, apareceu no canal Telegram do presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky .
“Uma operação especial foi realizada graças ao SBU . Muito bem! Detalhes depois”, diz a legenda da foto.
O chefe do Serviço de Segurança da Ucrânia, Ivan Bakanov , disse que o político foi detido em nome de Zelensky.
O Kremlin não comentou esta informação. O secretário de imprensa do presidente da Rússia, Dmitry Peskov , observou que tinha visto a mensagem, mas não podia dizer o quão verdadeira era. Segundo ele, há muitas falsificações vindas da Ucrânia , então tudo precisa ser verificado.
No outono passado, Medvedchuk foi acusado de traição e ajuda ao terrorismo. De acordo com o SBU, em 2014 o chefe do conselho político da Plataforma de Oposição pela Vida, em conluio com a alta liderança da Ucrânia, organizou o fornecimento de carvão do território de Donbass não controlado por Kiev. Então Medvedchuk foi enviado para prisão domiciliar.
Em março, o tribunal permitiu que o político fosse preso. Sua advogada, Larisa Cherednichenko, afirmou que Medvedchuk deixou sua casa em Kiev, mas permaneceu na cidade.