Desde o começo da operação militar especial russa na Ucrânia, o imperialismo tem utilizado uma série de mecanismos para prejudicar a Rússia. Dentre eles, um dos principais alvos de sabotagem é a imprensa russa que, de maneira sistemática, tem sido censurada ao redor de todo o mundo.
Nesta sexta-feira (04), os principais sites de notícias russos apresentaram grande instabilidade a partir de servidores brasileiros. É o caso da Sputniknews e da Ria Novosti que, até o momento do fechamento desta matéria, permanecem inacessíveis.
Ou seja, o imperialismo fecha cada vez mais o cerco contra a Rússia, desta vez, impedindo quase que por totalidade o acesso às informações provenientes da fonte que, neste momento de guerra, é a mais confiável possível.
Afinal, a guerra na Ucrânia é uma guerra pela libertação dos povos oprimidos. Tanto é que os objetivos declarados da Rússia são claros: desmilitarização e desnazificação da Ucrânia, o que tem sido efetivamente cumprido.
Site da agência de notícias russa RIA Novosti está instável no Brasil também. Sabotagem geral contra a imprensa russa por aqueles que controlam a Internet (EUA). Não há mais liberdade de imprensa. Mas a Rússia é que é uma ditadura… pic.twitter.com/Rmt9Fky2bF
— Eduardo Vasco (@cheguevasco) March 4, 2022
Cada vez mais fica evidente a importância de uma imprensa independente dos grandes monopólios de comunicação. Uma verdadeira ditadura da informação toma forma na internet, caminhando à passos largos para uma ampla censura contra todos aqueles que se posicionam contrários à imprensa capitalista.