No último final de semana, a catástrofe provocada pelas chuvas em Petrópolis, no Rio de Janeiro, fez mais uma série de vítimas. Dentre os atingidos pela tragédia estão dois conhecidos companheiros de luta do PCO, que estiveram presentes nas principais campanhas dos últimos anos, os companheiros Nelson Ricardo Ferreira da Costa e Mário Augusto Queiroz Carvalho.
Os companheiros Nelson e Mário, ambos professores, tiveram importante atuação na luta contra o golpe e na campanha pela liberdade do ex-presidente Lula, promovendo diversas atividades e mutirões na cidade histórica de Petrópolis, participando de caravanas, entre outras coisas. Faziam parte do pequeno setor da esquerda que levava adiante a verdadeira luta contra o golpe, nas ruas da cidade.
Nelson e Mário somam-se aos mais de 200 mortos pelas chuvas que atingiram a cidade nos últimos tempos. No temporal do dia 15 de fevereiro, foram 233 vítimas. Uma tragédia que não é somente força da natureza, mas é sobretudo um fenômeno provocado pelo golpe de Estado. É de conhecimento geral que entre o período da virada do ano em janeiro até o mês de março, várias cidades no Brasil sofrem com essas mesmas tragédias, ano após ano. As famosas águas de março que fecham o verão costumam trazer também várias vítimas por conta do despreparo dos governos. O Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, possui plenas capacidades de planejamento para impedir esse tipo de situação.
Essa barbaridade que atinge à população todo ano deve ser adicionada na conta da direita golpista que ataca os trabalhadores diariamente. Os companheiros mortos atuavam justamente contra o golpe de estado, em defesa dos trabalhadores e acabaram sendo vítimas do golpe.
Que fique registrado aqui essa breve homenagem aos companheiros Nelson e Mário, que estiveram conosco nessas importantes lutas e os pêsames aos familiares que perderam esses queridos militantes
.