─ RIA Novosti, tradução do DCO ─ Os representantes permanentes dos países da UE aprovaram o sétimo pacote de sanções contra a Rússia, que inclui a proibição do ouro da Rússia, disse o representante permanente da Lituânia na UE Arnoldas Pranckevicius.
“No Comitê de Representantes Permanentes dos Estados da UE, acabamos de aprovar um novo pacote de sanções contra a Rússia, incluindo a proibição do ouro, novas (medidas) de controles de exportação, congelamento dos ativos do Sberbank, mais de 50 novos pessoas físicas e jurídicas, incluindo políticos, líderes militares, oligarcas, propagandistas”, tuitou.
As restrições entrarão em vigor em 21 de julho, após publicação no jornal oficial, informou a representação tcheca na UE. O procedimento para sua aprovação será concluído até as 11:00, horário de Moscou, na quinta-feira.
Vários pacotes de sanções foram impostos contra Moscou devido à situação na Ucrânia . O presidente Vladimir Putin disse que a política de conter e enfraquecer a Rússia é uma estratégia de longo prazo para o Ocidente, e as sanções foram um duro golpe para toda a economia global. Segundo ele, o principal objetivo dos Estados Unidos e da Europa é piorar a vida de milhões de pessoas. Ele acrescentou que os eventos atuais traçam uma linha sob o domínio global do Ocidente tanto na política quanto na economia.