─ HISPANTV ─ A Rússia denunciou a decisão da Ucrânia de distribuir armas indiscriminadamente e alertou que Kiev perdeu quase completamente o controle sobre suas regiões.
” O regime de Kiev perdeu quase completamente a capacidade de gerir as administrações regionais e distritais do país “, salientou na sexta-feira o chefe do Centro Nacional de Gestão da Defesa da Rússia, coronel-general Mikhail Mízintsev.
Segundo o alto oficial militar russo, embora pareça que os batalhões da chamada defesa territorial estejam operando na maior parte do território ucraniano, “na realidade são nazistas”, mercenários, terroristas, além de criminosos e alguns dos os de origem estrangeira.
Também culpou o governo da Ucrânia por esta situação, que ocorreu após a decisão das autoridades ucranianas de distribuir armas de fogo e munições indiscriminadamente entre a população, o que levou a um aumento da violência contra civis e estrangeiros.
Perante tal situação, Mízintsev exortou a comunidade internacional a participar “ativamente nos esforços para forçar o regime de Kiev a respeitar as normas de tratamento humano da população civil, neutralizar as consequências da catástrofe humanitária praticamente em toda a Ucrânia e apresentar imediatamente corredores.
De acordo com o Ministério da Defesa russo, autoridades locais em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, temem grupos radicais e não ajudam a organizar corredores humanitários para a saída de civis.
Os alertas vêm à tona em um momento de alta tensão entre a Ucrânia e a Rússia, desencadeada após o início da ” operação militar especial ” de Moscou contra Kiev para defender civis nas autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, ambas em Donbas. Ucrânia), que enfrentavam o “genocídio” de Kiev, apoiado pelo Ocidente.





