─ Sputnik News ─ O chanceler russo, Sergei Lavrov, avaliou nesta quarta-feira (30) o resultado das negociações russo-ucranianas realizadas em Istambul como um passo positivo, embora não seja o resultado final.
A prontidão de Kiev para garantir um status não nuclear e de não aderência a blocos é um progresso significativo em sua visão.Lavrov enfatizou que o lado ucraniano também confirmou seu entendimento de que as questões da Crimeia, que voltou à Rússia em 2014, e Donbass, que declarou sua independência da Ucrânia no mesmo ano, estão encerradas.
“Considero um progresso significativo que os negociadores ucranianos tenham confirmado a necessidade de garantir um status não nuclear e de não aderência a blocos da Ucrânia e sua segurança fora da estrutura da OTAN, bem como o entendimento dos colegas ucranianos de que as questões da Crimeia e Donbass foram finalmente resolvidas”, disse Lavrov a repórteres hoje (30).
O ministro concedeu a declaração logo após o negociador-chefe da Rússia, Vladimir Medinsky, dizer que as negociações de terça-feira (29) marcaram a primeira vez que as autoridades de Kiev expressaram sua disposição de negociar com Moscou.
Medinsky afirmou que as propostas ucranianas serão analisadas pelo Kremlin e apresentadas ao presidente Vladimir Putin. O lado russo também desenvolverá uma lista de contrapropostas à Ucrânia em breve.
Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação especial militar para “desmilitarização e desnazificação da Ucrânia”.