Os protestos pela liberdade de Pedro Castillo no Peru mostram que são de caráter popular, com predomínio de pessoas que pertencem a setores oprimidos da população. Prova disso foi o episódio que aconteceu recentemente no país. Um canal de TV no país foi entrevistar um dos manifestantes que estavam apoiando o líder da esquerda. No meio da multidão, uma mulher camponesa foi a escolhida e não poupou críticas contra a imprensa, que, desde o começo do mandato de Castillo, deu apoio para desestabilizar o governo do ex-presidente.
A manifestante destacou que a imprensa do país não está do lado do povo, que defende Castillo, e que está engajada numa campanha de difamação contra o líder da esquerda. Ela também declarou: “Eles estão incomodados, porque estamos sendo governados por professor, por um agricultor, que é humilde como nós”.
Ela termina a participação questionando quanto a imprensa está ganhando para divulgar todas as calúnias contra Castillo. O vídeo com as afirmações da cidadã peruana que bateu de frente com a imprensa peruana pode ser visto abaixo: