Sputnik Brasil – A aviação russa eliminou até 200 militantes na região de Dnepropetrovsk com armas de alta precisão, comunicou neste sábado (23) o Ministério da Defesa da Rússia.
“Como resultado de um ataque com armas de alta precisão da Força Aeroespacial da Rússia contra um posicionamento temporário da 406ª Brigada de Artilharia das Forças Armadas da Ucrânia, até 200 homens, nove peças de artilharia e equipamentos militares foram destruídos na localidade de Apostolovo, região de Dnepropetrovsk”, detalhou o Ministério da Defesa.
O órgão militar acrescentou que a Força Aérea da Rússia destruiu mais da metade do pessoal do 2º Batalhão da 14ª Brigada Mecanizada do Exército ucraniano, e que 60 militantes do grupo nacionalista Donbass foram mortos pela artilharia russa perto da localidade de Verkhnekamenskoe.
As forças russas também suprimiram três pelotões ucranianos de lançadores múltiplos de foguetes Grad, 24 pelotões de obuseiros D-20 e 15 pelotões de obuseiros Gvozdika na República Popular de Donetsk, relatou o ministério.
“Como parte de uma operação antibateria, foram suprimidos três pelotões de lançadores múltiplos de foguetes Grad perto de Adamovka, Slaviansk e Seversk, três pelotões de artilharia autopropulsada Msta-S, dez pelotões de Msta-B, 24 pelotões de obuseiros D-20 e 15 pelotões de obuseiros autopropulsados Gvozdika em posições de tiro”, listou ele.
Os militares russos atacaram na última noite 12 centros de comando e quatro depósitos com foguetes, armas de artilharia e munições das forças ucranianas na República Popular de Donetsk e perto de Nikolaev. As forças ucranianas foram atingidas em 226 locais diferentes, tendo os sistemas de defesa aérea russos derrubado 11 drones ucranianos, continuou o Ministério da Defesa da Rússia.
“No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 260 aviões, 144 helicópteros, 1.600 veículos aéreos não tripulados, 357 sistemas de defesa antiaérea, 4.146 tanques e outros veículos de combate blindados, 763 lançadores múltiplos de foguetes, 3.185 peças de artilharia de campanha e morteiros e 4.453 veículos militares especiais”, resumiu o ministério russo.