─ TeleSur ─ Três pessoas foram assassinadas na madrugada desta segunda-feira em Caquetá, na Colômbia, quando conversavam em um estabelecimento público no município de Porto Rico, informou o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz (Indepaz).
Segundo o Indepaz, homens fortemente armados chegaram a este estabelecimento público e atacaram as vítimas, identificadas como Aurelio Castro Ortiz, irmão do ex-prefeito do município de Porto Rico, Durley López Osorio e Yurlei Tombe.
Tombe é relatado como ex-combatente das ex-Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC-EP), signatário do acordo de paz de Havana.
Orley Tombe Conda
— INDEPAZ (@Indepaz) July 25, 2022
25/07/22
Puerto Rico, Caquetá
Era firmante del acuerdo de paz, quien se encontraba actualmente en proceso de reincorporación.
Con Orley van 27 firmantes de acuerdo asesinados en 2022 y 333 desde la firma del acuerdo de paz. pic.twitter.com/gjfyL0rbYQ
Da mesma forma, a mídia local garante que outras duas mulheres ficaram feridas no meio do tiroteio.
Organizações de direitos humanos continuam solicitando garantias para pessoas em processo de reincorporação, esses eventos continuam sendo registrados no departamento de Caquetá e sul do país, homicídios contra lideranças sociais e população civil.
A Indepaz lembra que a Ouvidoria emitiu há dois anos um Aviso Prévio para os municípios de El Doncello e Porto Rico em Caquetá, no qual indica um constante apelo às ameaças de estruturas armadas contra a vida e a integridade da população, consistindo na distribuição de panfletos contra populações devido às suas atividades ou condições sociais.
Masacre #54 ocurrida en 2022
— INDEPAZ (@Indepaz) July 25, 2022
📆 Fecha: 25/07/22
📍 Lugar: Puerto Rico, Caquetá
👥 Nº de Víctimas: 3 personas pic.twitter.com/WFMofOhqRM
Lembre-se, por outro lado, que este é o 54º massacre até agora este ano.