– Brasil de Fato –
Como em outras cidades do interior do Paraná, os trabalhadores dos Correios entraram em estado de greve na região de Laranjeiras do Sul. Segundo o sindicato local, um dos grandes problemas é a empresa não realizar concursos desde 2011. Com isso, o número de trabalhadores vem sendo reduzido e o fluxo de encomendas aumenta cada vez mais.
Laranjeiras do Sul é uma das cidades em que há essa situação pela falta de pessoal, que é compartilhado com outras cidades como, por exemplo, Rio Bonito do Iguaçu. Isso causa transtornos à população e sobrecarrega os trabalhadores.
A agência da cidade compartilha o imóvel com a área de distribuição (são atividades distintas) e há a necessidade de que os carteiros trabalhem mais horas e mais dias para atender à demanda crescente, como forma de contornar a falta de efetivo. Além disso, os carteiros vêm sendo coagidos a abrirem as unidades sem a presença de um gestor da área comercial.
O risco é que, ao assumir essa atribuição não prevista nos seus cargos, se expõem, visto que há valores e produtos nas agências, bem como procedimentos de segurança previstos e normas que regulam essas atividades. Há casos de carteiros que foram coagidos a assumir essa responsabilidade e, após a ocorrência de falhas, foram alvo de processos.