No dia de hoje (18), domingo, a torcida do Celtic, no campeonato escocês, interveio no minuto de aplausos para a rainha Elizabeth II, morta há 10 dias, que estava planejado para preceder a partida. A torcida cantou “se você odeia a família real, bata palmas”, durante todo o minuto de aplausos, comemorando a morte da monarca.
Os torcedores também levaram uma grande faixa com a letra do canto. O técnico, antes do jogo, havia pedido aos torcedores que respeitassem a homenagem, mas a diferença da base para a burocracia se expressou no canto ressoante pelo estádio. O clube já havia sido alvo de processo por, na quarta-feira, os torcedores terem exibido uma faixa com os dizeres “F***-se a coroa”, durante jogo da Liga dos Campeões.
Em mais uma prova de que o futebol não é uma mera alienação, mas o esporte mais popular do planeta, e da importância das torcidas organizadas, a torcida do Celtic expressou o anseio do povo contra o atraso da monarquia e o imperialismo, no caso, a dominação da Inglaterra sobre a Escócia. Os torcedores eram compostos de católicos e separatistas, que defendem a independência da Escócia do Reino Unido. Veja abaixo a saudação da torcida à falecida rainha: