─ RT Espanha ─ O Sputnik V se tornou a primeira vacina contra o coronavírus do mundo com eficácia comprovada para pacientes com HIV em terapia antirretroviral (ART), anunciou o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) e o Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia na segunda-feira. publicado na prestigiosa revista médica The Lancet.
Para avaliar a eficácia da vacina, foram utilizados dados de 24.423 pacientes vacinados e não vacinados do Centro de Moscou para Prevenção e Controle da Aids recebendo TARV.
De acordo com os resultados do estudo , a eficácia do medicamento russo contra a covid-19 é de 79,42%, enquanto a eficácia na prevenção da internação e do desenvolvimento da doença, com sintomas moderados ou graves, é de 90,12% e 97,06%, respectivamente.
Os autores do estudo também observaram que a imunização total com a vacina russa levou a uma redução de 3,3 vezes no número de infecções por coronavírus em comparação com os não vacinados. Enquanto isso, em pacientes com função imunológica comprometida, a vacinação reduziu o risco de coronavírus em 2,5 vezes.
Por seu lado, o RDIF e o Centro Gamaleya recordaram que, segundo dados da OMS, morreram mais de 23% das pessoas com VIH hospitalizadas com covid-19, e indicaram que o estudo recente sugere que o Sputnik V é a “solução definitiva para os mais vulneráveis”. grupos , mesmo em países com alta prevalência de HIV”.