Pelé é o maior ídolo da história do Santos, dessa forma, ninguém é mais gabaritado do que ele para falar sobre os talentos de quem passa pelo clube por onde reinou por mais de dez anos. Neymar, que jogou com a camisa 10 do Santos, que pertenceu a Pelé, também é considerado um dos maiores jogadores que já atuou pelo time da Vila Belmiro. Com isso, lá em 2011, Pelé enviou uma mensagem à atual estrela da seleção brasileira, quando Neymar tinha apenas 19 anos e estava no início da carreira.
“Já falei isso e repito: passo a minha coroa ao melhor. E o melhor é ele. Mas melhor do que eu? Pode até ser. Igual ao Pelé, ninguém será”, afirmou o rei.
No recado, Pelé ressalta o talento do jovem jogador, chegando a afirmar que ele já era melhor do que Messi, que estava em destaque com o time do Barcelona na época: “Fazendo uma comparação individual, acho o Neymar muito melhor, mais completo. Ele bate bem com os dois pés, dribla para os dois lados, dribla bem, faz muitos gols. O Messi é muito bom, mas depende muito da equipe em que joga. Ele vai muito bem no Barcelona, mas na seleção argentina ele tem dificuldades. O Neymar joga bem no Santos e na Seleção”.