─ Xinhua ─ A Rússia vai “responder rigidamente” as novas sanções dos EUA, “não necessariamente simétricas”, mas “sensíveis” a Washington, afirmou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia em comunicado na quarta-feira.
Após o reconhecimento de Moscou das duas “repúblicas” no Donbass, leste da Ucrânia, os Estados Unidos anunciaram um pacote de restrições visando o setor financeiro da Rússia.
O comunicado afirmou que as sanções estão alinhadas com as tentativas contínuas de Washington de “mudar o curso da Rússia”.
A Rússia provou que é capaz de minimizar os danos das sanções ocidentais, e a pressão não conseguiu minar a determinação da Rússia de defender firmemente seus interesses, enfatizou o ministério.
“No arsenal da política externa americana não há outros meios além de chantagem, intimidação e ameaças. Com relação às potências mundiais, principalmente a Rússia e outros atuantes internacionais importantes, isso não funciona”, afirmou.
A Rússia permanece aberta à diplomacia com base nos princípios de respeito mútuo, igualdade e consideração dos interesses de cada um, segundo o ministério.