O ministro da Defesa da Rússia, Serguei Shoigu, disse em uma entrevista hoje (21) ao canal Rússia 24, que o presidente Vladimir Putin ordenou a mobilização de 300 mil reservistas para uma mobilização parcial.
Putin informou que essa mobilização inclui “quem está na reserva, serviu as Forças Armadas e tem habilidades e experiências relevantes”. Logicamente, indicou, receberão treinamento do exército.
A mobilização é para ajudar a milícia popular de Donetsk e a de Lugansk a expulsar os nazistas ucranianos da República Popular de Donetsk, território no Donbass que ainda precisa ser integralmente liberado pelas forças russas e milicianas.
Shoigu, em sua entrevista, também afirmou que a Rússia não está lutando apenas contra as forças fascistas ucranianas, mas contra toda a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), principal força militar do imperialismo mundial.
“Já não estamos mais em guerra contra a Ucrânia, mas sim com o conjunto do Ocidente”, disse. “Estamos vendo vítimas civis quase todos os dias. Os hospitais, os locais de grandes reuniões de pessoas, estão sendo atacados”, completou.
Leia a edição de hoje do DCO: