─ RIA Novosti, tradução do DCO ─ A Rússia durante a operação especial ganhou o controle sobre o Mar de Azov, disse o comandante da Frota do Mar Negro, almirante Igor Osipov, parabenizando militares e veteranos por ocasião do próximo Dia da Marinha.
“A atividade de combate da Frota do Mar Negro no decorrer de uma operação militar especial possibilitou obter o domínio sobre o inimigo no Mar de Azov e estabelecer o controle sobre a parte noroeste do Mar Negro”, diz o recurso.
O almirante ressaltou que navios e aeronaves da frota destroem alvos inimigos críticos com armas de alta precisão, apoiando a ofensiva do grupo de tropas terrestres.
Segundo ele, os soldados do Mar Negro realizam com sucesso as missões de combate da operação militar especial e continuam dignamente o trabalho da geração dos vencedores da Grande Guerra Patriótica para erradicar o nazismo.
Desde 24 de fevereiro, a Rússia vem realizando uma operação militar especial para desnazificar e desmilitarizar a Ucrânia . Vladimir Putin chamou sua tarefa de “proteger as pessoas que foram submetidas a bullying e genocídio pelo regime de Kiev por oito anos”. Segundo o presidente, o objetivo final da operação é a libertação do Donbass e a criação de condições que garantam a segurança da própria Rússia.
Como Georgy Muradov , representante permanente da Crimeia junto ao presidente da Rússia, afirmou em maio , após a libertação de Mariupol, o Mar de Azov tornou-se um mar conjunto para a Rússia e a RPD . Segundo o deputado da Duma de Estado, Mikhail Sheremet , como resultado da operação especial russa e da libertação de Kherson e da parte sul das regiões de Zaporozhye , a Ucrânia realmente perdeu o acesso ao Mar de Azov. Assim, os planos da OTAN de se estabelecer na região através da construção de bases militares foram frustrados.