─ HISPANTV ─ Desde o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia , 1.812 instalações militares ucranianas foram totalmente destruídas, incluindo 49 aeronaves no solo e 13 no ar, 635 tanques e 54 veículos aéreos não tripulados, disse o porta-voz da referida Carteira Russa, Igor Konashenkov.
Além disso, continuou, 65 centros de comando e comunicações das forças armadas ucranianas, 56 sistemas de mísseis antiaéreos S-300, Buk M-1 e Osa, 59 estações de radar, 64 lançadores de foguetes múltiplos, 252 canhões de artilharia, campanha e morteiros e 442 itens de equipamento militar especial.
Após 9 dias da operação militar especial russa na Ucrânia, as forças russas assumiram nesta sexta-feira o controle da usina nuclear de Zaporizhia , que é a maior instalação do gênero na Europa.
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou em várias ocasiões que a operação militar especial lançada pela Rússia visa defender os cidadãos das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, cujas autoridades pediram ajuda à Rússia para repelir as agressões do governo ucraniano e evitar uma catástrofe humanitária.
Ele também enfatizou que Moscou não tem planos de ocupar territórios ucranianos e busca desativar a infraestrutura militar da Ucrânia, bem como a desmilitarização e desnazificação de Kiev.





