O governo russo está pedindo uma reunião no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de discutir o envio de armamento à Ucrânia por países do ocidente. A data para a realização desse encontro seria 09 de dezembro, já nesta próxima sexta-feira.
Vasily Nebenzya, representante permanente da Rússia, afirmou que ao intensificar o envio de armas para Kiev, o ocidente está contribuindo ainda mais para o acirramento do conflito na região, assim como da crise que já assola a Europa. Ele também destacou que isso é realmente uma ameaça à paz.
De acordo com o diplomata da Rússia, Mohammadu Buhari, presidente da Nigéria, falou que a guerra no território ucraniano facilita o acesso a armas por parte de terroristas na bacia do Lago Chade.
Essa também é a preocupação de organizações europeias, como a Europol. Segundo Catherine De Bolle, diretora executiva da Europol, há um influxo de armas ilegais no continente europeu, que são originalmente do ocidente e deveriam ser entregues a militares ucranianos.